terça-feira, 12 de junho de 2012

CASO DA IDOSA MOSTRA O DESCASO DO SISTEMA BRASILEIRO


A Falência da Segurança Publica

IDOSA SERÁ INDICIADA POR MATAR ASSALTANTE
Mulher atirou três vezes em homem que invadiu seu apartamento na Serra - ZERO HORA 12/06/2012

A idosa de 87 anos que matou um homem após ele invadir sua casa no sábado, em Caxias do Sul, será indiciada sob suspeita de homicídio doloso (com intenção de matar), de acordo com a Polícia Civil. A aposentada matou o homem com três tiros, segundo sua família, após ele entrar no apartamento em que ela vive sozinha.

O invasor foi identificado ontem como Márcio Nadal Machado, 33 anos. Ele estava em liberdade provisória e é suspeito de furtos na área central da cidade. A mulher, que tem a identidade preservada a pedido da família, suspeitava que ele fosse roubar a casa. Até o momento em que foi morto, ainda no apartamento, o suspeito não havia pego nada. O delegado que investiga o caso, Joigler Paduano, disse que a polícia tem de indiciar a idosa porque o homicídio efetivamente ocorreu. Ele afirmou que caberá ao promotor e ao juiz do caso avaliar a alegação de legítima defesa e decidir se ela será julgada ou não.

O caso surpreendeu por conta da idade avançada da mulher. A idosa se locomove com dificuldades, ajudada por uma bengala. Além disso, sofre de reumatismo e tem as mãos trêmulas. Segundo a família, ela atirou para se defender, porque o homem a ameaçou. Ela vai responder ao inquérito em liberdade. Segundo o delegado, a idosa não tem posse de arma e pode ser indiciada também por isso. Segundo sua família, o revólver estava guardado e carregado há 35 anos.

Peritos encontraram uma faca e um molho de chaves do apartamento nas mãos do invasor.


ENTENDA O CASO:  Ao ter apartamento invadido, mulher de 87 anos diz que pegou revólver em um roupeiro e atirou quando homem a ameaçou:
- No sábado, por volta das 17h, um homem invadiu o apartamento da idosa na esquina da Rua Do Guia Lopes com a Sinimbu, no centro de Caxias. Aparentemente, a intenção do homem era furtar algo da residência;
Segundo familiares e relatos da idosa, o homem teria aberto a janela que dava acesso a uma sala e entrado. A mulher estava sozinha no apartamento, dormindo num quarto. O invasor teria entrado na peça e acordado a mulher. Na sequência, deixou o quarto e perambulou pelo apartamento;
- Assustada e sonolenta, a mulher levantou, pegou um revólver no roupeiro e saiu do quarto. O homem já havia aberto a porta da sala e tentava destrancar um portão que separa o hall do apartamento das escadas. A hipótese é de que ele pretendia fugir pela portaria após roubar o apartamento;
- Ao perceber a mulher, ele teria tentado atacá-la. A idosa reagiu e atirou. O homem caiu ao lado de um pequeno santuário, na sala. Ferido no peito, tentou reagir. A mulher atirou mais duas vezes, acertando a perna do invasor.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este fato comprova a forma absurda de fazer justiça no Brasil, em que a morosidade e o descaso imperam no atendimento das necessidades do povo brasileiro, especialmente na aplicação das leis. Imaginem o tempo que vai levar o trâmite do inquérito policial até o julgamento em juri popular?  Até lá será uma tortura psicológica e financeira para a cidadã que se defendeu de um bandido dentro de seu lar. Se nosso país tivesse um sistema de justiça criminal semelhante ao que funciona no Uruguai, em seguida se daria uma audiência com o juiz e com o promotor, sendo dado destino ao processo sem aguardar todo este tempo e sem causar danos psicológico e financeiros no cidadão honesto e acuado pela bandidagem, pela lei e pela justiça.  Aqui, os procedimentos formais, acessórios, burocratas e corporativos estabelecem o ritmo e a conveniência. E o nosso ministro presidente  do STF ainda diz em rede nacional que o Judiciário nada deve à nação. Além disto, se o bandido estava em liberdade provisória, havia alguém monitorando este benefício? É a lei da impunidade fazendo mais uma vítima de um Estado negligente, ausente, omisso e corporativo. Coloca o tubo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário