quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SINERGIA ENTRE PF, MP E JUSTIÇA, FATOR DE SUCESSO CONTRA A CORRUPÇÃO

ZERO HORA 20/11/2014 | 06h03

Como a sintonia entre autoridades resultou na mais bem-sucedida operação contra a corrupção no Brasil. Sinergia entre Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal é apontada como principal fator do sucesso da ofensiva que apura superfaturamentos de obras

por José Luís Costa



Força-tarefa de delegados da PF age articulada com sete procuradores do MPF no Paraná Foto: Daniel Teixeira / ESTADAO CONTEUDO


Além da tentativa de recuperar montanhas de dinheiro desviadas por um esquema que pode ser o maior escândalo de corrupção no Brasil, a megaofensiva que apura supostos superfaturamentos de obras na Petrobras se consolida como modelo nacional de investigação. Os resultados obtidos até agora fazem da Operação Lava-Jato o trabalho melhor organizado contra o crime organizado no país.



– Nesta dimensão, é a mais bem planejada ou a mais bem-sucedida – afirma o juiz José Paulo Baltazar Junior, titular da 7ª Vara Federal de Porto Alegre, especialista em combate a crimes financeiros e lavagem de dinheiro e autor de livros sobre o tema.

– Os desdobramentos dão essa sensação. Tudo é feito com muito critério para ter o desfecho esperado – observa José Francisco Mallmann, 63 anos, 37 deles como delegado da Polícia Federal (PF).

Essencial é definir foco e estratégia

A melhoria dos serviços de inteligência da PF, a especialização de um grupo de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) para combater crimes contra a administração pública e a integração entre PF e MPF, atuando em harmonia com a Justiça Federal são apontadas como os principais fatores que levaram para cadeia provisoriamente ex-diretores da estatal, empreiteiros, doleiros, lobistas e donos de empresas de fachada que lavavam dinheiro.

O juiz Baltazar explica que, para sufocar esse tipo de crime, no qual os suspeitos se emendam em teias e ramificações, é essencial a aproximação dos organismos de investigação para definir foco e estratégia. E isso vem sendo praticado milimetricamente, sem vazamentos e atropelos. Uma força-tarefa de delegados da PF age articulada com sete procuradores do MPF no Paraná. E todos estão em contato com seus superiores em Brasília.

O bom andamento também se deve ao fato de a Lava-Jato se dedicar a apurar delitos envolvendo somente pessoas sem foro privilegiado, deixando a investigação sobre a eventual participação de políticos para um outro momento e sob a competência do Supremo Tribunal Federal.

– A operação representa maturidade dos órgãos de investigação. Há um processo de aprendizagem. Ao longo dos tempos ocorreram operações frustradas por causa de anulações pelo tribunais superiores – lembra Baltazar.

Um dos casos sempre lembrados é Operação Satiagraha, que investigou desvio de verbas públicas, envolvendo banqueiros e políticos, em 2008. O trabalho de policiais, procuradores e juízes foi anulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob argumento de que provas foram baseadas em gravações telefônicas ilegais.

Outra falha monumental, apontada pelo STJ, ocorreu na Operação Castelo de Areia deflagrada em 2009 para apurar participação de empreiteiras e políticos em superfaturamento de contratos. O STJ entendeu que provas foram coletadas com quebra ilegais de sigilos telefônicos e tudo voltou à estaca zero.

Um outro ponto de destaque da Lava-Jato, resultante da sintonia dos órgãos de investigação, é o fato de a Justiça negar os pedidos de habeas corpus para soltar os suspeitos presos preventivamente.

A manutenção das prisões vem mexendo com a consciência dos investigados. À medida que a perspectiva de ganhar a liberdade fica mais distante, tendem a colaborar, revelando o que sabem ou aceitando a delação premiada.

– Foi um trabalho de investigação sério, profissional, bem fundamentado e dentro da legalidade. Não é uma investigação-espetáculo que prende e depois vai buscar provas – afirma José Paulo Baltazar Junior, juiz titular da 7ª Vara de Porto Alegre

É preciso cautela para prever consequências, diz advogado


O advogado Fábio Bittencourt da Rosa, desembargador federal aposentado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, vê com ressalvas o destaque atribuído à Operação Lava-Jato e afirma que é preciso cautela ao prever suas consequências.

– Sem dúvida é uma operação muito importante. Todavia, minha experiência como juiz criminal é que, mais tarde, quando o processo está todo formado, aparecem fatos e circunstâncias que não confirmam todo o alarde feito. E, assim, acabam por ser absolvidos alguns acusados – alerta Fábio Rosa.

O advogado reconhece que quantias consideráveis estão sendo devolvidas, mas chama atenção para a facilidade com que isso está sendo aceito por parte dos investigados.

– Isso autoriza desconfiar que muito mais esteja escondido nos paraísos fiscais. Quem pode afirmar que, neste momento, algo semelhante não esteja ocorrendo em outros setores? A corrupção avançou sobre o dinheiro público. O povo está diretamente prejudicado. Combustíveis caros, valores que deveriam beneficiar o sócio majoritário, que é a população, desviados. Isso é muito grave.

Apesar de 10 ações já terem sido ajuizadas pelo Ministério Público Federal, procuradores asseguram que a Lava-Jato ainda está na fase inicial, o que significa que muita coisa ainda está por vir. Para o advogado, a Lava-Jato tende a “respingar” em parlamentares e partidos políticos.

– O caso do mensalão escancarou tal realidade. Não se corrompe o funcionamento de uma estatal como a Petrobras sem a participação de alguém que abre as brechas do poder – avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário