quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A NECESSIDADE DE UM SISTEMA

JORGE BENGOCHEA


O povo brasileiro deveria exigir do poder político e judiciário a construção de um Sistema de Justiça Criminal, federal e estadual, integrado, ágil, independente, coerente, moralizador e coativo que aplique a supremacia do interesse público e esteja comprometido com a justiça e bem-estar do povo brasileiro. Este sistema funciona nos EUA através de um cadeia de eventos envolvendo poderes e instituições de justiça criminal.

Aqui no Brasil, as ações e processos são assistemáticos, corporativos, isolados, divergentes, dependentes, morosos, condescendentes, discriminatórios, segmentados (cada um por si, cada um olhando o seu umbigo), num jogo e empurra priorizando o direito particular em detrimento da supremacia do interesse público, e sem qualquer compromisso com a ordem pública, com a justiça, com a vida, com a saúde, com o patrimônio e com o bem-estar da população brasileira. Os reflexos estão aí nas ruas, nos presídios, na ineficácia policial, nos conflitos organizacionais, nas decisões judiciais desmoralizadas, no enfraquecimento da autoridade, nas ingerências partidárias, nas ações que levam anos para serem processadas e julgadas, na prescrição dos crimes, nas leis brandas que favorecem os autores de ilicitudes, no crescimento da violência e da criminalidade, etc...

Este sistema fortaleceria as instituições de justiça criminal para reagir contra a atual situação de impunidade, inoperância, omissões, negligências e caos prisional, passando a exigir responsabilidades do Poder Executivo, agilidade do Poder Judiciário e leis melhores, moralizadoras e coativas por parte do Poder Legislativo. Atualmente, cada um pensa só em si e o resto que se dane, pois o povo paga os custos sem reclamar.

Nas imagens veja como funciona nos Brasil e como funciona nos EUA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário