quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FALTAM LEITOS PSIQUIÁTRICOS

ATENÇÃO: O SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL PRECISA SER COMPLETADO COM SERVIÇOS PÚBLICOS COMPLEMENTARES, ENTRE ELES A SAÚDE NO TRATAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS E SAÚDE MENTAL, DOENÇAS QUE PODEM LEVAR UMA PESSOA AO CRIME.

A dependência de drogas e a insanidade mental são doenças que podem e levam uma pessoa a cometer crimes, portanto a saúde pública é um serviço essencial à eficácia do sistema de justiça criminal.
REDE GLOBO, BOM DIA BRASIL Edição do dia 07/08/2013

‘Não há leitos psiquiátricos suficientes’, diz Luís Fernando Corrêa. Histórias como a do homem que teve um surto e matou a própria mãe e mais três pessoas mostram quem falta no Brasil uma estrutura adequada de atendimento, principalmente para casos que precisam de internação.

Flávia JanuzziRio de Janeiro - RJ



Em um centro de atenção psicossocial no Rio de Janeiro, que conta com uma equipe de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, há 359 pacientes que buscam tratamento. Eles passam o dia no local, depois voltam para casa. Há também cinco leitos de internação.

Para saber mais sobre o assunto, o Bom Dia Brasil conversou com o comentarista de Saúde, doutor Luís Fernando Corrêa.

“Infelizmente não há número de leitos suficientes no país. A Organização Mundial da Saúde preconiza que existam pelo menos 0,5 leitos para cada mil habitantes. Os cinco melhores estados, nenhum chega a esse índice. E temos até a situação do Pará, por exemplo, com 0,01, o que leva a média do Brasil para 0,18. O que se precisa realmente é que mais centros sejam implantados em todas as cidades e perto das comunidades onde estão essas pessoas, para que quando elas precisem de atendimento e eventualmente uma internação psiquiatra, isso possa ocorrer.

Tem que funcionar 24 horas. Essa é a previsão. Esses centros são desenhados para isso, com trabalhos integrados às unidades de Saúde onde se tenha especialistas, psiquiatras, psicólogos e atendimento 24 horas, para que o indivíduo não precise se deslocar para longe da sua comunidade e seja atendido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário