quinta-feira, 21 de março de 2013

VANTAGENS E INVESTIGAÇÃO



ZERO HORA - 21/03/2013

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA

Defesa das vantagens 

Depois de apresentar ontem, na Assembleia, o balanço das atividades do Ministério Público em 2012, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, defendeu com veemência a aprovação dos projetos que tramitam no Legislativo para retomar o pagamento de quatro penduricalhos a promotores e procuradores: auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-creche e assistência médica.

– É uma medida defensiva do MP contra as perdas salariais que vêm desde 2003 – justificou.

Luta contra impunidade 

O procurador-geral pediu apoio político dos deputados para derrotar, no Congresso, a emenda que retira o poder de investigação do MP.

– Não vemos nenhuma outra instituição incomodar os poderosos, o crime organizado, os sonegadores fiscais. Eu tenho 25 anos de MP e ainda não vi nenhum inquérito policial sobre fraude em concurso público, em licitação, desvio de dinheiro público.

Veiga emendou críticas à Polícia Civil, apoiadora da PEC.

– O modelo brasileiro (de investigação) que a Polícia Civil propõe só existe na África, em republiquetas. Nenhum país sério proíbe o MP de investigar.


ZERO HORA 22/03/2013

ZERO HORA - PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA

Polícia Civil rebate MP - As declarações do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, que criticou a posição da Polícia Civil em relação à chamada PEC da Impunidade, foram rebatidas pelo chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Jr. Por meio de nota, o delegado elencou uma série de investigações a respeito de crimes como fraudes em licitações e desvio de dinheiro público. Na quarta-feira, Veiga afirmou que, em sua carreira, não viu nenhum inquérito policial do tipo e disse que “nenhum país sério proíbe o MP de investigar”.

PEC ainda será votada - O presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep), Wilson Muller, também rebateu as afirmações do procurador.

– Não vou descer ao nível que o procurador levou a discussão, mas considero as declarações exageradas e incompatíveis com a grandeza do MP – resumiu.

A Polícia Civil é favorável à PEC que tiraria o poder de investigação do MP. A proposta tramita no Congresso e ainda será votada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário